top of page

  • CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA...

 

  A categorização surge através de Platão e Aristóteles (sec. IV a.C) quando Platão introduz a idéia de agrupar determinados objetos conforme a semelhança de suas características.

  1.   Aristóteles emprega o termo categoria (do grego KATETOPIAS) pela primeira vez em contexto aplicado no seu tratado “Categorias”, onde ele analisa as diferenças entre objetos e os agrupa conforme o esquema proposto por Platão como, por exemplo, ao examinar uma determinada planta ele percebia suas características e as anotava para depois classifica-la conforme seu grupo ou categoria no caso. Ex: Cabeluda = pelos = tricomas/ Amarga/ Latéx. E assim ele classificava a planta conforme sua categoria.

  2.   Aristóteles em seu primeiro livro chamado “Categorias”, define 5 categorias: Gênero- Espécie- Diferença- Propriedade- Acidente. Assim como também classificou todos os organismos em Animais (divididos por através de qual meio se locomoviam, terra, água e ar), Vegetais e Minerais.

  3.   Com o livro “Árvore de Porfírio” (comentário à obra “Categorias”) se desenvolveu um modo de organizar os conceitos desde os mais gerais até os mais específicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Teofrasto de Eressos (370 a.C-286 a.C) estudou 500 espécies e variedades de plantas. Ele classificou as plantas em: Ervas- Subarbustos- Arbustos- Arvoretas- Árvores.

Carl von Linné/ Carolus Linnaeus (1707-1778) em 1735 escreveu sua obra mais importante “Systema naturae”, onde desenvolveu categorias sistemáticas para a classificação atual dos seres vivos. As categorias sistemáticas eram: Reino- Filo- Classe- Ordem- Família- Gênero- Espécie. E o critério era baseado na semelhança das características fisiológicas, morfológicas, bioquímicas e anatômicas. Assim se formam grupos de organismos em cada categoria taxonômica (singular, táxon).

 

  1.   REINO: Conjunto de filos semelhantes.

  2.   FILO: Conjunto de classes semelhantes.

  3.   CLASSE: Conjunto de ordens semelhantes.

  4.   ORDEM: Conjunto de famílias semelhantes.

  5.   FAMÍLIA: Conjunto de gêneros semelhantes.

  6.   GÊNERO: Conjunto de espécies semelhantes.

  7.   ESPÉCIE: Grupo de indivíduos semelhantes (no nível morfológico, funcional e bioquímico), de mesmo número cromossômico, que vivem na mesma área geográfica e que se reproduzem entre si gerando descendentes férteis.

  • OBSERVAÇÕES/NOTAS DE AULA: O nome de determinadas espécies quando for manuscrita deve ser sempre sublinhada, pois se não for assim é como se a palavra não tivesse valor, como se não estivesse ali escrita, assim como também, simplesmente estaria errado. E caso a determinada espécie seja escrita de modo digitado, deve estar na forma de itálico se não a mesma questão já citada se repete, além de simplesmente estar errado novamente.

  1.   APOMORFIA: Característica única de um táxon.​

  2.   PLESIOMORFIA: Característica compartilhada de um grupo ancestral.

 

Platão 

bottom of page