Biovida
Platelmintos (filo Platyhelminthes)
São vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Na região anterior, correspondente à cabeça, encontram-se estruturas sensoriais. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos são parasitas.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS PLATELMINTOS
TRIBLÁSTICOS
Os platelmintos foram os primeiros animais a apresentar três folhetos embrionários, i.e., surgiu mais um "estrato ou camada" celular no desenvolvimento de seu embrião. Um grupo de células migrou para o espaço entre os dois folhetos pre-existente (ectoderme e endoderme) e se diferenciou em mesoderme. Esse novo folheto deu origem aos músculos, superando em complexidade os seus ancestrais os cnidários. E isso auxiliou muito na diferenciação e especialização celular do orgamismo.
Bilateralidade
Primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral; essa característica auxiliou muito o movimento e reuniu em uma região do organismo os orgãos sensoriais. Assim o deslocamento se dava em uma direção geralmente se arrastando sobre o substrato (lodo) dentro d'água.
A partir dessa característica o organismo passou a ter um LADO DIREITO um LADO ESQUERDO uma REGIÃO DORSAL e uma REGIÃO VENTRAL (sobre a qual desliza).
Corpo achatado dorso-ventralmente
Essa característica também auxiliou o deslocamento no fundo de seu habitat aquático (deslizando sobre o substrato).
CICLO DE VIDA DOS PLATELMINTOS
Ciclo de vida da Taenia solium, (solitária do porco)
CAVIDADE GASTROVASCULAR
Apresenta sistema digestório incompleto com CAVIDADE GASTROVASCULAR (com boca e sem anus).